top of page

Trabalhos Científicos

VI Encontro Nacional da ULEPICC – 2016

Estudo aprovado no VI Encontro Nacional da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, que aconteceu em Brasília, em 2016.

O estudo teve como tema: "Ciberativismo como fator de construção ideológica que reverberou em manifestações durante o processo de impeachment". 

Foi submetido ao GT7- Iniciação Científica em Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura.

Para mais detalhes, clique:

 

Resumo Expandido

Banner de Apresentação

Repercussão no  Jornal de Brasília

40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2017

Artigo científico "O jornalista e os dados: reconfigurações da prática jornalística proporcionadas pelo uso de dados digitais" aprovado pela Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação para apresentação no 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em 2017.

O artigo foi resultado de um ano de estudos do Grupo de Iniciação Científica em Reconfigurações Midiáticas Digitais, orientado pela mestre Patrícia Lima, no Centro Universitário Estácio Brasília.

Nossas pesquisas foram voltadas para as "reconfigurações das práticas midiáticas: dinâmicas produtivas e estratégias discursivas nas mídias digitais". Em Relatório Final pode-se obter mais detalhes.

Leia aqui o artigo: O jornalista e os dados: reconfigurações da prática jornalística proporcionadas pelo uso de dados digitais

Resumo: O jornalismo de dados utiliza grandes quantidades de dados digitais para construir narrativas. O computador e a internet promoveram profundas transformações nas práticas jornalísticas. Este artigo tem por objetivo fazer uma análise das reconfigurações proporcionadas pelo uso de base de dados como fonte primária no jornalismo e investigar as novas habilidades necessárias para que o jornalista trabalhe com esses dados. Ainda será feita uma contextualização histórica acerca da introdução dos dados digitais no jornalismo e um panorama das práticas e do ensino do jornalismo de dados no Brasil, a fim de evidenciar um novo perfil profissional que surge em paralelo às revoluções tecnológicas que emergiram desde o fim do século passado.

bottom of page