top of page

Estudantes constroem e doam brinquedotecas a instituicões carentes


No Centro Universitário Estácio de Brasília, projeto de extensão desenvolvido pelo curso de pedagogia visa construir Brinquedoteca Solidária. A ação, de caráter social, é realizada semestralmente com uma perspectiva sustentável e busca doar um espaço lúdico a instituições que oferecem serviços a crianças carentes. O projeto foi criado em 2013 pela coordenadora do curso de pedagogia, Helen Lima, como uma proposta de trabalho em uma das disciplinas que ministrava, “a medida que o projeto foi acontecendo, ele se tornou uma atividade extensão, pelo caráter de responsabilidade social que ele acabou cumprindo, porque nós atendemos instituições carentes que atendem crianças carentes que não dispõem de recursos lúdicos”, conta a coordenadora. Desde a criação, estudantes de pedagogia já doaram sete brinquedotecas a instituições carentes. A escolha da instituição parte dos próprios alunos que fazem uma análise e decidem em conjunto . Os critérios para ela ser beneficiada, é que atenda a uma população carente, que não conte com muitos recursos financeiros, que não disponha de um espaço lúdico e que, principalmente, tenha um espaço para receber a brinquedoteca. O único retorno que o grupo pede no momento das doações é que a instituição a mantenha preservada.

Apesar de o projeto ser do curso de pedagogia, alunos de todos os cursos podem participar e muitos que entram se apaixonam e não saem mais. A estudante Poliana de Freitas conta que já é a segunda brinquedoteca que ajuda a montar e se surpreende sempre na busca de ajudar o próximo, “um exemplo que sempre levarei comigo foi na entrega da brinquedoteca, uma criança pediu um algodão doce, eu dei, mas ela pegou e ficou olhando, ela não sabia o que fazer com aquilo, mostrei pra ela que era de comer, e quando ela comeu, ela virou pra mim e disse: nossa tia que delicia, eu nunca tinha comido um algodão doce”. Processo de construção A turma é dividida em grupos de tarefas, nos quais os alunos se alocam no que tem mais afinidades. Há os responsáveis por arrecadar doações de brinquedos, livros ou até móveis, há os que buscam levantar o fundo social para as compras necessárias, há aqueles que cuidam das atividades a serem desenvolvidas na brinquedoteca, como contação de histórias, ou seja, cada um tem um foco para desenvolver. As doações são essenciais para a construção. Depois que as campanhas são finalizadas, os alunos fazem o tratamento do que foi recebido, verificam o que está em condições de uso ou não. A partir disso, restauram ou customizam tudo.

Atualmente, o grupo está montando a oitava e a nona Brinquedoteca Solidária, que serão entregues a uma mesma instituição, o Lar de Crianças Manain, em Padre Bernado, Goiás. Essa instituição tem duas casas de acolhimento, “uma para o público infantil e outra para o juvenil, de forma que atenda as demandas dessas duas fases”, conta Helen Lima. A previsão é que seja entregue do final de outubro para o início de novembro. Visite a página do Facebook e saiba como participar do projeto ou contribuir para que uma linda Brinquedoteca Solidária seja construída e faça muitas crianças felizes. Acesse aqui.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page