top of page

Alunos de comunicação social participam do Uleppic Brasil 2016

  • sabrinafrehi
  • 20 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

O grupo de iniciação científica apresentou dois estudos no contexto do processo de impeachment em encontro de pesquisadores de nível nacional

Nos dias 09, 10 e 11 de novembro, alunos do grupo de iniciação científica do curso de Comunicação Social, orientado pela professora Patrícia Lima, participaram do VI Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) – Capítulo Brasil, realizado pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Após aprovação na seleção dos trabalhos, o grupo pôde apresentar dois estudos científicos voltados para a área de mídias sociais no contexto político-social-econômico, relacionando-os ao tema central do evento “Mídia, poder e a (nova) agenda do capital”.


O Uleppic Brasil 2016 teve como fundamento estimular debates e reunir pesquisadores de várias universidades do País, assim, contribuindo para uma reflexão sobre os problemas emergentes da sociedade que envolvem diretamente a comunicação, política, economia e cultura. Foram realizadas palestras, debates e apresentações de grupos de trabalho.


O grupo de iniciação científica é composto por quatro estudantes de jornalismo que, divididos em duplas, desenvolveram uma análise sobre a blogosfera como construtora do imaginário social e outra sobre o ciberativismo como fator de construção ideológica que reverberou em manifestações durante o processo de impeachment. “Posso dizer que foi nosso batismo em participação de eventos”, comenta a orientadora Patrícia Lima, que enfatiza a importância da participação no Ulepicc, “esse contato com outros pesquisadores, quando a gente pode ter uma troca de conhecimento, tanto do objeto que nós estamos pesquisando, como de outras pesquisas, engrandece nosso olhar enquanto pesquisador”.


Os alunos Matheus Nascimento e Évelyn Cabral apresentaram o tema “Blogosfera como construtora do imaginário social”. “Nós buscamos analisar a influência dos blogs no processo de impeachment da ex-presidente da República, Dilma Rousseff”, conta Nascimento. Refletindo sobre sua primeira experiência em um congresso, Évelyn afirma que foi desafiador, mas enriquecedor. “Eu achei maravilhoso porque eu nunca tinha participado de um congresso tão grande a nível nacional, a experiência foi sensacional”, conta a estudante.


O “Ciberativismo como fator de construção ideológica que reverberou em manifestações durante o processo de impeachment” foi apresentado pelas estudantes Sabrina Freire e Layene Martins. “Buscamos analisar o reflexo do conteúdo ativista de líderes de movimentos sociais produzidos no Facebook durante o processo de impeachment da ex-presidente”, conta Sabrina. “Analisamos como o uso da internet e das novas mídias são capazes de modificar o comportamento social, e apresentar no Ulepicc, foi muito gratificante”, comenta Layene.

Após esse primeiro contato com o mundo da pesquisa científica, o objetivo do grupo é continuar a desenvolver novos estudos e participar de outros eventos em 2017.


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page