Estácio realiza 1º Torneio Interno de Futsal em Brasília
- sabrinafrehi
- 20 de dez. de 2016
- 2 min de leitura
O torneio realizado nos dias 03 e 10 de dezembro premiou o time masculino Stark F.C. e o feminino Calango Doido F.C.
O Centro Universitário Estácio Brasília promoveu o primeiro Torneio Interno de Futsal nos dias 03 e 10 de dezembro no campus da Asa Sul. Organizado pelo coordenador do curso de Educação Física, Henrique de Oliveira Castro, o evento contou com a participação de 290 estudantes de diferentes cursos de graduação da instituição, divididos em 29 equipes, sendo 26 masculinas e 3 femininas. O objetivo central foi estimular a prática esportiva, a ação social e a interação entre os alunos, com cooperação e divertimento.
Em conjunto com o coordenador de Educação Física, mais três alunas do curso de fisioterapia, que apresentaram a ideia do torneio ao professor, formaram a Comissão Organizadora. Além disso, em cada dia do evento, alunos se voluntariaram para ajudar na organização técnica dos jogos.
Alinhando a prática esportiva e a ação social, as equipes inscritas doaram duas latas de leite em pó cada, que foram destinadas à ala infantil de câncer do Hospital de Base de Brasília, que foi um dos maiores objetivos do torneio.
Os jogos foram eletrizantes, após várias partidas entre os 26 times masculinos, a disputa pelo terceiro lugar foi entre Bafana Bafana e Socanela F.C., no qual o Socanela saiu vencedor por 4x2, levando a medalha de bronze. Já a final, ficou para os dois melhores times do torneio, Seleção Estácio BSB e Stark F.C., no qual Stark saiu vencedor levando o troféu e a medalha de ouro com o resultado de 4x0, com gols de Fernando, Paulo, Marcos e Davi.
Já na competição feminina, apesar de terem apenas três times, os jogos foram bem acirrados, principalmente entre as equipes Invictas F.C. e Calango Doido F.C. que chegaram na final com um jogo disputadíssimo, que ficou de 1x1. As equipes se opuseram a decidir o resultado nos pênaltis e a decisão foi tirada na moeda - um dos critérios de desempate-, em que o time Calango Doido saiu vencedor levando o troféu e a medalha de ouro, deixando as Invictas em segundo lugar. Já o terceiro lugar ficou para a equipe Comunicats, que além da medalha de bronze ganhou o certificado de Fair Play, pelo bom comportamento, ética e espírito esportivo durante os jogos, pois apesar das derrotas, sorriam e se divertiam.
Segundo o coordenador Henrique de Oliveira, que gostou bastante do evento e da participação dos alunos, a expectativa é de que no 1º semestre de 2017 haja um novo torneio. "A ideia é além de futsal, começarmos a incluir outras modalidades, inicialmente o handebol para o próximo semestre", planeja o coordenador. O professor de Educação Física, João Prado, que ajudou na organização, afirmou na entrega dos prêmios que o objetivo central foi alcançado apesar dos contratempos, "os erros são importantes acontecer para analisarmos e fazer o próximo melhor ainda", finaliza.



Comentários