top of page

Projeto de Adérmis Marini cria Roteiro Turístico dos Cafés da Alta Mogiana em SP e MG

O deputado Adérmis Marini (SP) apresentou Projeto de Lei (7091/17) que cria o Roteiro Turístico dos Cafés da Alta Mogiana, que inclui municípios de São Paulo e Minas Gerais. A proposta destaca o turismo regional como oportunidade de gerar renda e empregos no país.


Segundo o deputado, diante de um momento de crise econômica no país, é preciso contribuir para o fortalecimento do setor turístico nacional e gerar oportunidades. No Brasil, o turismo é uma das cinco atividades com maior potencial na economia. Entre 1990 e 2015, o número de chegadas internacionais aumentou 486%, um crescimento médio de 7,3% ao ano. O setor é responsável por gerar 1 a cada 12 empregos, por contribuir para a sustentabilidade das regiões visitadas e por movimentar a produção, distribuição e consumo de bens e artes locais. Atualmente, o faturamento global do turismo já ultrapassa o de indústrias tradicionais, como as de petróleo, produtos alimentícios e automobilística.


“É preciso adotar uma visão moderna do turismo enquanto indústria. Cabe ao país aproveitar suas potencialidades e sua vocação turística nos mais diversos nichos. Devemos transformar os atrativos turísticos existentes em efetivos produtos, de modo a estimular o desenvolvimento econômico brasileiro”, incentiva o parlamentar.


Em um primeiro passo para o estímulo, o tucano pretende criar com o roteiro na região da Alta Mogiana, reconhecida como produtora de cafés especiais. “A criação de um Roteiro Turístico dos Cafés da Alta Mogiana favorecerá o resgate cultural e histórico da cultura da cafeicultura, a divulgação do produto e a própria identidade regional”, afirma Adérmis Marini.


O roteiro será composto pelos seguintes municípios: Altinópolis, Batatais, Buritizal, Cajurú, Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Santo Antônio da Alegria e São José da Bela Vista, no estado de São Paulo, e Claraval, Capetinga, Cassia, Ibiraci, Itamogi, Sacramento, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino, no estado de Minas Gerais.


A intenção é de que o roteiro permita a expansão do turismo rural nos municípios e, a partir do desenvolvimento econômico-social, melhore a infraestrutura urbana e gere inclusão social. “Vai dar oportunidade para a região de Franca (SP) identificar pontos de turismo nas regiões que são muito bonitas, com natureza e com fazendas antigas com terreiros de café, para desenvolver turismo rural e gerar emprego e renda para a população”, justifica.



Reportagem: Sabrina Freire


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page