A pedido de Hauly, Comissão de Finanças e Tributação debate privatização da Lotex
A Comissão de Finanças e Tributação aprovou nesta quarta-feira (08) pedido do deputado Luiz Carlos Hauly (PR) para realizar audiência pública sobre a privatização da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), administrada pela Caixa Econômica Federal. A privatização foi estabelecida pelo Programa Nacional de Privatização, o qual determina que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será o responsável por promover a desestatização.
O deputado destaca a importância de medidas para diminuir o número de estatais, que cresceram exponencialmente nos últimos 14 anos. Entretanto, ressalta o papel social que a Lotex desenvolve no país, pois disponibiliza recursos para atividades relacionadas à seguridade social; à educação, como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES); ao esporte, como os comitês Olímpico e Paraolímpico brasileiros e clubes de futebol; à cultura, com o Fundo Nacional de Cultura; e segurança, por meio do Fundo Penitenciário Nacional.
Além disso, o tucano enfatiza que é preciso discutir melhor a questão, principalmente pelos milhares de empregos que são gerados em lotéricas, as quais prestam serviços relevantes para a sociedade.
Foram convidados para o debate o com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi; o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro; o secretário da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), Mansueto Facundo de Almeida Junior; e representantes dos lotéricos.
Reportagem: Sabrina Freire